quarta-feira, 9 de setembro de 2009

weednesday madnesses 10 / 11 / 12

como por aqui por casa se ouvem e tocam cordas, oferece-se hoje um post de três faixas de instrumentos de cordas.

wednesday madness #10
GATE - Wail

esta faixa é retirada do cd "the wisher table", gentilmente oferecido pelo michael morley - um terço dos dead c.
O concerto de lisboa em junho não foi metade do potencial que esta música tem.
E hoje, primeiro dia de céu cinza e trovoada lisboeta, aconchega-se bem no ouvido a agrura desta guitarrada.
O trabalho resulta de loops pré gravados via mac, loops ao vivo saídos de guitarra com fuzzzzzzzzz, uma voz arrastada e anódina, e, por vezes, a delicadeza extática de um e-bow.
Música tramada.

wednesday madness #11
Khamis El Fino
Oud, tocado por Khamis El Fino. O Oud é o precursor do alaúde - não investiguei, mas concebo que tenha sido trazido para o Ocidente durante a presença muçulmana desde o início da idade média. É um instrumento fulcral para a música árabe, e é tocado com uma pena de águia ( tomem lá o pai da palheta ), e o braço não tem trastes, dado que a escala árabe tem escalas de vinte e quatro quartos de tom. O que isto quer dizer é que esta música é muito, muito rica em termos melódicos. O público árabe aplaude o músico que consiga transitar de escala para escala com a maior subtileza.
Impressões técnicas à parte, resta dizer que a música é sem dúvida rica, e que ganha, para um ouvido nascido ocidental, a inevitável estranheza que a despoja de qualquer sensação de tradição ou enfado.

wednesday madness #12
Jean Paul Pickens - Shady Grows
Banjo sacado de um álbum de 60's reeditado pela locust. "Intensifications" tem um lado de guitarra ( Gene Estribou ) e outro de banjo ( JP Pickens ).
malhas destas em 1960 deviam ter o seu valor acrescido por destoarem de uma tradição de música folk bem avessa a estas investidas emocionais nas cordas de um banjo. E hoje também está tudo bem.

1 comentário: